Fazedores de cultura participam de Escuta Pública e debatem incentivos da Lei Aldir Blanc

Publicado em: 29/07/2024 08:50

A Prefeitura Municipal de Acauã-PI realizou, na manhã do último sábado (27/07/2024), a escuta pública para implementação da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), destinada aos artistas da música, dança, artesanato e demais fazedores de cultura do município.

As discussões foram conduzidas pela advogada e assessora cultural Ingrid Persi, que apresentou um histórico da criação da lei, a importância da PNAB, os procedimentos e critérios para participação e outras informações relevantes sobre a temática.

Durante a escuta pública, os fazedores de cultura tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e apresentar sugestões em prol de melhor aperfeiçoamento das políticas culturais no município de Acauã. A PNAB é uma oportunidade histórica de estruturar o sistema federativo de financiamento à cultura mediante os repasses da União aos Estados, Distrito Federal e Municípios de forma continuada.

O Prefeito Paulo Sérgio e dezenas de fazedores de cultura do município de Acauã participaram do evento. O gestor municipal destacou a importância da PNAB: "tudo que é benéfico para o nosso município, nós estaremos buscando, correndo atrás, incentivando. A Lei Aldir Blanc é uma excelente oportunidade para os artistas, as pessoas que fazem a cultura de Acauã, é um incentivo muito importante, que garante estrutura, crescimento e valoriza nossa cultura".

Neste ano de 2024, o município de Acauã foi contemplado com o valor de R$ 58.976,93. O recurso será aplicado por meio de um edital de premiação para os fazedores de cultura, que deverá ser divulgado em breve pela Prefeitura Municipal de Acauã.